Governo Corporativo

Em matéria de governo corporativo, as práticas destinam-se a garantir a adequada administração da empresa, a salvaguardar os direitos dos acionistas, e a informar com a máxima transparência sobre o funcionamento e a situação económica e financeira da sociedade.

A empresa cumpre com todas as obrigações legalmente impostas em matéria de governo corporativo, tomando como referência a política de governo corporativa do seu acionista Sacyr, para incorporar as melhores práticas na sua gestão.

Em 2015 foi publicado o novo Código de Conduta da Sacyr, o qual se aplica a todas as sociedades filiais ou participadas maioritariamente, relativamente às quais, de forma direta ou indireta, a Sacyr exerça um controlo efetivo, como é o caso da Somague.

Este código de conduta reúne os padrões de com­portamento pessoal e profissional que o Conselho de Administração da Sacyr considera necessários para a obtenção de valor acrescentado para os seus acionistas, funcionários e para as sociedades do Grupo, através das quais se desenvolve a sua ati­vidade.

Como parte do Código de Conduta, há uma Li­nha de Aconselhamento e Conduta, a qual tem duas funções: uma consultiva e outra de de­núncia de incumprimento do regulamentado no Código de Conduta. No segundo caso garan­te-se a confidencialidade e o respeito dos direi­tos do queixoso.

O ano de 2015 foi o ano de implementação e con­solidação do Sistema de Gestão do Risco na Empre­sa. O uso do Portal de Análise e Gestão do Risco orien­tado para o negócio nas suas diferentes fases, as­sim como a implementação in loco com destaque para a área internacional, motivou a que se direcio­nassem as antevisões do negócio, a partir das lições aprendidas, orientando-as para a gestão do conhe­cimento da Empresa.