Ambiente

A Somague entende a gestão ambiental como o con­junto de ações essenciais a implementar para obter a máxima racionalidade no processo de decisão re­lativo à conservação, defesa, proteção e melhoria do ambiente, no decurso da sua atividade. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa ajuda a identi­ficar os principais desafios ambientais e requisitos legais aplicáveis, assim como a dispor de objetivos e medidas oportunas para garantir a melhoria contí­nua do seu desempenho ambiental.

O SGA é certificado segundo a norma NP EN ISO 14001:2012, o qual é implementado de forma sis­temática nas obras que desenvolve. A Política Am­biental da empresa é entendida como uma priori­dade por todos os colaboradores e seguida no seu dia-a-dia, com vista à melhoria contínua do desem­penho da Somague. Para a empresa, a excelência e o respeito pelo ambiente devem estar presentes em todas as atividades.

  • Política de Ambiente
  • Certificado de Conformidade NP EN ISO 14001:2012 (Nº. 2005/AMB.0250)

As Alterações Climáticas e Eficiência Energética são aspetos considerados na avaliação dos impactes associados às atividades da empresa. Assim sendo, a Somague aposta numa atua­ção que minimiza esse impacte negativo através da racionalização do consumo de energia. A utilização eficiente da energia permite consequentes redu­ções das emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa, em especial nos edifícios.

As atividades desenvolvidas pela Somague impli­cam o consumo de diferentes Recursos Naturais. Esse consumo é monitorizado numa perspetiva de detetar eventuais desvios às metas estabelecidas e implementar as mais adequadas ações corretivas.

A prevenção é a chave da política de Resíduos da Somague. Os benefícios manifestam-se através de uma poupança no consumo de matérias-primas e numa redução nos custos de gestão dos resíduos, sempre com o objetivo de alcançar um melhor re­sultado ambiental.