Notícias Somague

Somague participa na maior obra de engenharia em curso em Angola

O projeto de aproveitamento hidroelétrico de Laúca, na província de Malange, Angola, é a maior obra de engenharia em curso no país e uma das principais barragens do Rio Cuanza. Esta é uma obra importante para a economia angolana e para a Somague. Dentro deste complexo projeto, a Somague é responsável pela construção do órgão de tomada de água e dos poços de adução ao circuito hidráulico que integram a barragem.

No passado dia 11 de março iniciou-se o processo de enchimento da albufeira de Laúca, em cerimónia a que assistiu o presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

A barragem de Laúca vai gerar 2.070 megawatts de energia elétrica, repartidos por seis turbinas de 334 megawatts cada, em duas centrais.

Principais quantidades das obras levadas a cabo pela Somague:

Tomada de água: Tipo: Gravidade; Número de unidades: 6; Dimensões: 162,0 m x 74,4 m; Volume de escavação: 2.083.185 m³; Volume de betão (BCV): 104.650 m³

Poços de adução (Shafts): Número de unidades: 6; Diâmetro (escavação): 8,0 m; Altura média (unitária): 60,0 m; Volume de escavação subterrânea: 26.598,0 m³; Volume de betão (BCV): 16.560,0 m³